Está comprovado que atividades físicas contribuem de forma positiva na proteção e prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares, assim como na redução de peso e controle dos níveis de cortisol.
Para que se alcancem esses objetivos é necessário que ocorram mecanismos adaptativos como vasodilatação, vasoconstrição, controle da pressão e frequência cardíaca.
Além das mudanças mencionadas, o sistema respiratório também sofre alterações, como aumento da força dos músculos do diafragma e intercostais externos. Isto posto, quanto maior o uso, menores as consequências sob o sistema durante o processo de envelhecimento.
Por conseguinte, o controle dos níveis de colesterol, principalmente da LDL (lipoproteína de baixa densidade) ocorre devido o aumento do consumo de energia, que por sua vez reduz os riscos de doença aterosclerótica coronariana e das artérias periféricas, bem como obesidade.
DICAS: Evite ficar longos períodos sentado; Pratique atividades físicas que sinta prazer; Mude hábitos diários; Mantenha uma rotina;
Comentários