Tendinite de ombro, o que é? E como tratar?

Tendinite de ombro, o que é? E como tratar?

O que é tendinite ?

Tendinite vem de tendão - então seria um processo inflamatório do tendão - os tendões estabelecem a ligação entre músculo e ossos e transferem a força para o esqueleto.

Se pensarmos no músculo como uma calça, o tendão seria a barra dele. É a parte mais reforçada e que se liga ao osso. Quando o músculo contrai, a força gerada é transmitida pelo tendão ao osso, gerando o movimento. A maioria das tendinites é o resultado do desgaste do tendão que ocorre vagarosamente ao longo do tempo, como o processo ocorrido com a sola do sapato ou áreas de maior contato de roupas que eventualmente se rompem com o excesso de uso.

Geralmente a tendinite é de dois tipos:

Aguda: Uso excessivo de atividades acima do nível do ombro pode causar tendinite aguda

Crônica: Doenças degenerativas como artrose ou desgaste repetitivo e ruptura devido à idade, podem levar à tendinite crônica

Sintomas

O paciente se queixa de dor persistente na região superior do ombro (face lateral da cabeça do úmero, logo abaixo do acrômio) ao realizar qualquer movimento do braço acima da cabeça (levantar o braço), empurrar ou puxar objetos ou deitar por cima do ombro afetado. A dor pode, inclusive, interferir no sono do paciente.

Diagnóstico

Em uma avaliação fisioterapêutica, no exame físico, não se observa edema articular, porém existem diversas manobras semiológicas que auxiliam no diagnóstico, sendo elas o teste do impacto de Neer, teste do impacto de Hawkins, teste de Jobe, teste de Patte e digitocompressão subacromial.

Exames complementares de imagem, como radiografia e ressonância magnética da região afetada, que são capazes de apontar exatamente o tendão acometido pelo inflamação e o grau de lesão.

Tratamento fisioterapêutico

Tem como objetivo inicial redução do processo inflamatório, assim como redução do quadro álgico utilizando de técnicas de eletroterapia, ultrassom, laser, tens e crioterapia. Após iniciamos com exercícios funcionais de fortalecimento, alongamento, mobilizações articulares, até completa recuperação funcional.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo