O que são Lesões Musculoesqueléticas ?

Quando falamos de lesões músculo-esqueléticas os pacientes podem apresentar dor aguda ou crônica, LER/DORT, lesões traumato/ortopédicas, pré e pós-operatórios traumato/ortopédicos, lesões desportivas, fibromialgia, tendinites, bursites, entorse, distensões musculares, artrite reumatoide, osteoartrite, entre outros.

A verdade é que a maioria das lesões músculo-esqueléticas são de origem profissional, acumulativas, resultantes da exposição repetida a esforços mais ou menos intensos ao longo de um período de tempo prolongado. Portanto, os sintomas surgem tardiamente. No entanto, podem também ter a forma de traumatismos agudos, tais como fracturas causadas por acidentes.

Os fatores de risco físicos e biomecânicos podem incluir:

Movimentação de cargas, especialmente quando isso induz a movimentos de torção e de flexão; Movimentos repetitivos ou com esforço; Posturas incorretas e estáticas; Ambientes com má iluminação ou temperaturas baixas e exposição a vibrações; Trabalho em ritmo acelerado; Estar de pé ou sentado, na mesma posição, por muito tempo.

Os fatores de risco organizacionais e psicossociais podem incluir:

Muitas exigências de trabalho e pouca autonomia; Pouco tempo de descanso ou de oportunidades para mudar de postura de trabalho; Trabalhar a um ritmo acelerado; Longas horas de trabalho ou turnos; Intimidação, assédio e discriminação no local de trabalho; Insatisfação no trabalho;

Em geral, todos os fatores psicossociais e organizacionais (especialmente quando combinados com riscos físicos) que podem levar a stress, fadiga, ansiedade ou outras reações que, por sua vez, aumentam o risco de LME.

Os fatores de risco individuais podem incluir:

Historial médico; Capacidade física; Estilo de vida e hábitos (por exemplo tabagismo, falta de exercício físico)

Fisioterapia

A Fisioterapia tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento específicas.

Podendo utilizar de técnicas manuais, exercícios cinesio funcionais, assim como eletroterapia entre outras técnicas fisioterapêuticas.

Neste caso, o papel da Fisioterapia é o de promover qualidade de vida, prevenindo, alertando os possíveis riscos e reabilitando. E devolvendo ao paciente melhor funcionalidade e bem estar.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

(41) 3243-6135 (41) 9 9757-7565

Av. Silva Jardim, 4228. Curitiba/PR

  • Instagram

©2020 por IJO Fisioterapia.
CNPJ 24.591.589/0001-08
Clinica de Fisioterapia e Hidroterapia Treml & Stein LTDA
(41) 3243-6135