O que é Síndrome Miofacial, e como tratar?

O que é Síndrome Miofacial , e como tratar?

É uma condição dolorosa muscular regional caracterizada pela ocorrência de bandas musculares tensas palpáveis, nas quais identificam-se pontos intensamente dolorosos, os pontos gatilhos quando aplicada uma pressão sobre esses pontos há dor (denominada referida) em uma parte diferente do corpo.

Ela é uma condição de dor crônica que afeta o sistema musculoesquelético, normalmente se resolve por conta própria em algumas semanas, mas em algumas pessoas a dor persiste assim precisando de tratamento especializado.

Sintomas:

*Aumento da tensão no músculo dolorido(rigidez)

*Diminuição da amplitude de movimento

*Dor ao pressionar o ponto dolorido;

*Pontos duros nos músculos que podem ser sentidos através de um ressalto ao pressionar toda a banda muscular (pontos gatilho);

*Contração do músculo ao inserir a agulha ou realizar a palpação transversa;

*Alívio da dor ao realizar o alongamento do músculo.

Diagnóstico clínico:

Os critérios de diagnóstico são clínicos e dependem do achado de pontos-gatilho e de bandas de tensão, sendo necessário que o profissional seja especializado para identificá-los. Há também necessidade da exclusão de afecções associadas ou de doenças de base da síndrome dolorosa miofascial.

Deve levar em conta os sinais físicos demonstrados, incluindo: presença de tensão palpável em uma zona musculoesquelética, a presença de nódulos doloridos hipersensíveis na zona de tensão muscular, contração local visível ou palpável à compressão.

Tratamento:

Medicamentos analgésicos anti-inflamatórios prescrito por médico

Fisioterapia : Liberação miofacial, uso de técnicas de eletroterapia (ultrassom,laser,tens), termoterapia, exercícios funcionais.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

(41) 3243-6135 (41) 9 9757-7565

Av. Silva Jardim, 4228. Curitiba/PR

  • Instagram

©2020 por IJO Fisioterapia.
CNPJ 24.591.589/0001-08
Clinica de Fisioterapia e Hidroterapia Treml & Stein LTDA
(41) 3243-6135