top of page

Fibromialgia, vamos saber mais sobre essa doença

Fibromialgia, vamos saber mais sobre essa doença

Considerada uma das condições clínicas reumatológicas mais frequentes, a fibromialgia (FM) apresenta dados epidemiológicos variáveis. Em estudos feitos nos EUA e na Europa a prevalência encontrada foi de até 5% na população geral1–5, ultrapassou 10% dos atendimentos em clínicas reumatológicas. No Brasil, está presente em até 2,5% da população geral, predomina no sexo feminino, principalmente entre os 35 e 44 anos.

A fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica comumente observada na prática médica diária e possui etiopatogenia ainda obscura. Caracterizada por quadro de dor musculoesquelética crônica associada a variados sintomas, a FM pode ser confundida com diversas outras doenças reumáticas e não reumáticas, quando estas cursam com quadros de dor difusa e fadiga crônica. O tratamento da FM deve ser multidisciplinar, individualizado, contar com a participação ativa do paciente e basear-se na combinação das modalidades não farmacológicas e farmacológicas.

Sinais e sintomas

As principais características da síndrome da fibromialgia incluem dor generalizada com duração superior a três meses e uma variedade de locais doloridos e espalhados em todos os clientes. Os sintomas musculoesqueléticos mais frequentemente relatados são: dores, rigidez, edemas nos tecidos moles, pontos dolorosos, e espasmos musculares ou nódulos. Os sintomas de fadiga, rigidez matinal, distúrbios do sono e o despertar com indisposição podem também estar presentes, mas não são necessários para o diagnóstico


Tratamento

A Fisioterapia tem um importante papel na melhora do controle da dor e no aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente em casa ou no trabalho, assim como na redução de outros sintomas que lhe causam sofrimento.

A atividade física é fundamental também para o tratamento, pode melhorar a disposição do sono, as atividades aeróbicas e alongamentos são benéficas, pois seus efeitos terapêuticos influenciam na melhora das alterações isquêmicas e metabólicas, além de aumentar os níveis de endorfinas e melhorar o estado mental.





Pontos dolorosos da Fibromialgia

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page