Bursite e o meio Aquático

Bursite e seu tratamento no meio aquático

A bursite é uma inflamação que acomete a bursa, estrutura que reduz o atrito entre as superfícies durante a realização do movimento da articulação, quando inflamada acaba gerando sintomas como: Dor e rigidez, edema local. Podendo ser causada por um único trauma com forte intensidade ou surgir por meio de micro traumas repetitivos, mas também pode estar associada a outras condições reumáticas, metabólicas, infecciosas, e mesmo sem causa específica, as desordens musculoesqueléticas são comuns para pessoas de todas as idades e com diferentes práticas laborais.

Na hidroterapia, contamos com a pressão hidrostática e com o empuxo para drenar o edema, a turbulência serve para massagear a região e a temperatura elevada da água favorece o relaxamento muscular e melhora da resposta circulatória local com isso nosso tratamento está voltado a alongamentos, específicos para cada região que está acometida, fortalecimento com isometria, realiza-se a contração muscular, mas sem realizar movimentos, Terapia Manual e o método Bad Ragaz, que possui como objetivo promover a estabilização de tronco e extremidades com realização de movimentos básicos e com resistência, tendo como posicionamento decúbito dorsal sendo mantido pelo uso de flutuadores. Tendo como objetivo reduzir o quadro álgico, o processo inflamatório, o ganho da amplitude de movimento e a realização de movimentos do dia-a-dia devolvendo a funcionalidade para o nosso paciente.

Ficou interessado em saber mais? Procure a Equipe IJO.