Artrose Ombro e tratamento conservador

Artrose o que é ? E quais os sintomas ?

É uma doença degenerativa mais comum. A prevalência aumenta com a idade, e pode, ocasionalmente, acometer pacientes mais jovens é maior no sexo feminino.

Pode causar quadro álgico de dor acompanhado de diminuição do arco do movimento, crepitação e rigidez articular, diminuição da força muscular e impotência funcional com atrofia muscular da cintura escapular.

Qual a causa da Artrose?

A artrose glenoumeral, ou seja, o desgaste da cartilagem que recobre a articulação do ombro pode ser relacionado aos seguintes fatores causais:

Sequela de fratura - Quando há uma fratura da parte proximal do úmero, a cabeça do úmero, pode haver uma consolidação viciosa dos fragmentos acometidos e com isso há uma perda do formato esférico que havia anteriormente ao trauma. A perda da forma esférica pode aumentar o atrito entre a cartilagem que recobre a cabeça do úmero e a cartilagem que recobre a glenóide, causando assim, um desgaste de ambos. Além disso a fratura pode comprometer a irrigação sanguínea da cartilagem umeral de tal modo que sofra um processo de necrose, resultando em artrose.

Doenças Autoimunes - A artrose também pode ocorrer por uma reação do corpo contra as células da cartilagem, tal como acontece na Artrite Reumatoide.

Idiopático – não há explicação para o desenvolvimento da artrose no ombro em alguns casos.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através do exame físico e de radiografias que mostram o desgaste e a diminuição do espaço articular. A Ressonância Magnética é muito importante para complementar o diagnóstico e para avaliar a integridade dos tendões do ombro, que não podem ser vistos no RX.

Qual é o tratamento ?

Tratamento Conservador Inicialmente, são receitadas medicações analgésicas e anti-inflamatórias para o controle da dor. Medicamentos protetores de cartilagem são receitados como medicação adjuvante e podem ter um bom resultado dependendo do grau de acometimento da cartilagem do úmero. A fisioterapia é indicada para diminuir a dor, manter a amplitude de movimento e fortalecer os músculos do ombro, de tal modo que haja uma melhora na biomecânica do movimento da articulação glenoumeral, diminuindo os sintomas da doença.

Nos casos de falha do tratamento clínico, em que haja a manutenção da dor e perda gradativa dos movimentos, o tratamento cirúrgico está indicado. ( iremos abordado em um próximo artigo).